Dicas, Gravidez

Inverno chegou: tempos de alergias nos bebês e na gestação

Rinites, coceiras, espirros, tosses e coriza constante são consequências normais de um inverno, mas algumas dicas podem aliviar seu bebê ou o seu período de gravidez, confira!

O ar seco e frio é um grande incômodo para as vias respiratórias durante o período de inverno, mesmo que no Brasil não faça tanto frio. Se você ou o seu bebê são alérgicos, essas vias já estão inflamadas e podem ser que apareçam sintomas os quais possivelmente desencadeiam crises de rinite, asma, dermatite ou sinusite crônica. Entretanto, existem algumas dicas, implementadas pela Dr. Karen Bergman, em seu blog pessoal, que podem ajudá-los ao se depararem com essas manifestações!

  •  Tomar a vacina da gripe. Ela não é contraindicada para quem é alérgico. ⠀
  • Lavar os cobertores antes de utilizá-los, principalmente se estiverem guardados por muito tempo. Evitar cobertas “felpudas” ou qualquer outro tipo de material que facilite o acúmulo de poeira; ⠀
  • Hidratar-se! Beber água é fundamental para evitar tanto o ressecamento nasal como o da pele (no caso de dermatites); ⠀
  • Alimentar-se bem e descansar, esses fatores fazem a diferença para manter a imunidade alta; ⠀
  • Lavar as vias aéreas com soro fisiológico;

Importante: alergias não causam febre! 

Nos tempos atuais, febre liga o alerta para suspeita de Covid e deve ser investigada. 

Não automedique o seu filho(a)! Em caso de qualquer sintoma, procure um médico para um tratamento específico para seu caso. ⠀⠀ 

Grávidas, leiam aqui! 

Você já ouviu falar de rinite gestacional? É mais comum do que se imagina! Cerca de 40% das gestantes são afetadas pela rinite gestacional e normalmente é no último trimestre de gravidez. Estudos apontam que o principal motivo é a elevação do nível de estrogênio. Então, cuidado! Esse tipo de rinite é diferente de alergia e não se pode usar aqueles antialérgicos com descongestionantes que podem atingir a saúde do bebê, contribuindo para a malformação fetal. 

Sabemos o quanto é delicado falar de medicação e alimentação durante a gravidez, pois tudo o que a mãe consome irá afetar a criança! É um período muito mágico e importante, mas também é delicado e deve ter uma atenção redobrada da mãe. Por isso, caso você sinta o seu nariz obstruído por bastante tempo e irritação no nariz, procure um médico para saber qual procedimento tomar. Normalmente, a obstrução passa 2 semanas pós-parto. 

Se você já for alérgica, converse com o seu alergista para ver se o seu medicamento não prejudica o desenvolvimento do seu bebê de nenhuma maneira. Com a autorização dele, mantenha o seu tratamento e cuide da sua saúde! O seu filho precisa de uma mamãe bem e saudável! 

Nos siga no Instagram para mais dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *